MENU

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Meio Ambiente - Espécies em Extinção

por: Professora Gilmara

Animais ou plantas entram na "LISTA DE EXTINÇÃO" quando suas espécies estão próximas ou muito próximas de ter seu último indivíduo morto. Cientistas do Plano das Nações Unidas para o Meio Ambiente calculam que existam entre 10 e 100 milhões de espécies de seres vivos no planeta. Hoje, somente 1,4 milhão é conhecido, e 25% estão ameaçados de extinção. Todo dia, no mundo inteiro, desaparecem quase trezentas espécies animais e vegetais devido à destruição de seus habitats.

Sabe o que significa isso? Significa que todos os dias espécies de todo o mundo desaparecem porque seus habitats são destruídos, queimados, ou são caçadas predatoriamente para satisfarem caprichos nossos. E você acha que por morarmos em um município pequeno isso não acontece aqui? Errado. A aroeira do sertão, uma árvore muito conhecida no tempo de nosso avós, hoje está ameaçada de extinção e quase não encontramos mais exemplares desta árvore em Hidrolândia.


Aroeira

A Aroeira (Astronium urundeuva), por ter uma alta resistência, inclusive contra ataques de cupins, era bastante utilizada em construções, na fabricação de móveis, e como estacas para a contrução de cercas. Além disso foi comprovado científicamente que a aroeira possui propriedades medicinais, atuando como poderoso cicatrizante e antiinflamatório.

Muitas espécies de animais e plantas do mundo são encontradas hoje, somente em cativeiro, o crescimento desordenado da população mundial e consequentemente das cidades faz com que mais e mais espécies percam seu espaço aumentando assim o risco de serem extintas. É dever de todos conhecermos as espécies em extinção e tomarmos decisões para que esse problema seja solucionado.

E você, que tal pesquisar um pouco sobre cada animal que se encontra em extinção no mapa abaixo? Conhecer um pouco mais dessas espécies é uma ótima maneira de ajudar a conservá-las.


MAPA DE ANIMAIS EM EXTINÇÃO


domingo, 30 de maio de 2010

Quando um diretor e um professor se tornam gestores?

O profissional da educação denominado professor é muito importante para a nossa sociedade por este motivo vem sendo criado capacitações com intuito de aperfeiçoar e valorizar o trabalho deste profissional, que a muito tempo vem tendo sua profissão desvalorizada. E juntamente com estas capacitações está surgindo um novo professor: o professor gestor, que vem a ser o aperfeiçoamento deste mesmo com relação a sua profissão e o meio social vigente.

Atualmente lidamos com uma sociedade desenvolvida, com características diferentes de algum tempo atrás e em consequência disso o professor trabalha com alunos que tem em sua conduta valores, característica e ações diferentes, coerentes a sociedade vigente. É por este motivo que este profissional vem sendo modificado e atualizado a cada instante, para que desta maneira tenha condições de contribuir com a empreitada de educar ao mesmo tempo em que orienta a vida dos discentes.

Mas como a sociedade se encontra em constante mudança há dois caminhos a ser escolhido, o da acomodação e o da inovação, no entanto cabe apenas ao professor resolver embarcar naquela que lhe é mais cabível. Pois lidar com esta sociedade e com este novo perfil de alunos exige novas habilidades para a realização de novas competências que possam atender as exigências que vão surgindo no decorrer das atividades realizadas.

Para que essas mudanças ocorram também no âmbito da instituição é necessário que todos os funcionários se tornem gestores, em especial o diretor desta mesma. Pois é dele que o professor recebe orientação para realizar as suas tarefas durante o ano letivo, seguindo as normas que a escola estabelece, sendo essas mesmas criadas pelo líder, que necessariamente precisa conhecer os métodos gestores para comandar de maneira adequada toda a equipe.

Ainda que o grande foco do gestor seja a aprendizagem dos alunos, a importância do coordenador pedagógico não pode ser minimizada, pois a parceria entre os dois é relevante para a construção de uma escola de qualidade. Sabendo que a principal função do coordenador pedagógico é cuidar da formação dos docentes, onde é um dos aspectos decisivos para complementação do projeto pedagógico formado coletivamente pela comunidade escolar, esses profissionais devem estar sempre bem afinados em relação as suas funções e suas coordenações na instituição.


Professora Maria Gilmara Mesquita Bezerra
Acadêmica de Pedagogia

Festa de comemoração aos dez anos da Escola Vida.












Preparando a festa!





















Os alunos da Escola Vida dramatizando o "Sítio do Pica-Pau-Amarelo de Monteiro Lobato"


Os alunos da Escola Vida dramatizando o livro

"ESAÚ E JACÓ - Machado de Assis"